Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

FOLGA ASSIDUIDADE | 04/08/2021
BANCÁRIO TEM DIREITO A USUFRUIR FOLGA ASSIDUIDADE ATÉ FINAL DE AGOSTO

Bancários devem ficar atentos se ainda não tiverem usufruído da folga assiduidade a que têm direito. Para ter direito, o bancário não pode ter falta injustificada registrada no período de 01/09/2019 a 31/08/2020.

O prazo para que a folga seja utilizada termina em 31 de agosto de 2021 e a data deve ser definida pelo funcionário em conjunto com o gestor.
A folga não pode ser convertida em pecúnia, não adquire caráter cumulativo e não poderá ser utilizada para compensar faltas ao serviço.

O banco que já concede folgas ao empregado, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade” ou “folga de aniversário”, fica desobrigado do cumprimento da cláusula, sempre observando que essa folga deve ser em dia útil.

A CAIXA, atendendo reivindicação do movimento sindical, representante dos trabalhadores, instituiu o direito a cinco dias de APIP (Ausência Permitida para tratar de Interesse Particular). Sendo assim, fica desobrigada do cumprimento da cláusula relacionada à folga assiduidade.

Confira a íntegra da redação da nova conquista:

CLÁUSULA 24ª - FOLGA ASSIDUIDADE

Os bancos concederão 1 (um) dia de ausência remunerada, a título de "folga assiduidade", ao empregado em efetivo exercício na data da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho e que não tenha nenhuma falta injustificada ao trabalho no período de 01/09/2012 a 31/08/2013.

Parágrafo Primeiro
Para gozo do benefício, o empregado deverá ter, no mínimo, 12 (doze) meses de vínculo empregatício com o banco.

Parágrafo Segundo
O dia de fruição ocorrerá impreterivelmente no período de 01/09/2013 a 31/08/2014 e será definido pelo gestor em conjunto com o empregado.

Parágrafo Terceiro
A "folga assiduidade" de que trata esta Cláusula não poderá, em hipótese alguma, ser convertida em pecúnia, não poderá adquirir caráter cumulativo e não poderá ser utilizada para compensar faltas ao serviço.

Parágrafo Quarto
O banco que já concede qualquer outro benefício que resulte em folga ao empregado, tais como "faltas abonadas", "abono assiduidade", "folga de aniversário", e outros, fica desobrigado do cumprimento desta cláusula, sempre observando a fruição dessa folga em dia útil e dentro do período estipulado no parágrafo primeiro.

Notícias SEEB-BG

OUTRAS MATÉRIAS
#IGUALDADEDEGÊNERO | 15/05/2024
Mulheres jovens e negras são as mais afetadas pelo desemprego e informalidade
Elas têm mais dificuldade de contratação formal no mercado de trabalho, ganham 2,7 vezes menos e se dedicam duas vezes mais aos fazeres domésticos que homens brancos.
Bradesco | 15/05/2024
Bradesco anuncia medidas emergenciais para funcionários no RS
As deliberações são frutos das negociações do comitê de crise, criado pelo movimento sindical bancário junto à Fenaban
Banco do Brasil | 15/05/2024
BB registra lucro de R$ 9,3 bi no trimestre e abertura de mais de 1.600 postos em doze meses
Resultado reflete atuação de trabalhadores: banco registrou aumento de mais de 1,56 milhão de clientes, enquanto crescimento de postos foi de 1.610, no período