Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Santander | 05/11/2025
Bancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander em todo o país

Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), o Dia Nacional de Luta. As mobilizações aconteceram em todo o país e reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a contratação fraudulenta de mão de obra — prática em que o banco demite trabalhadores com todos os direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os recontrata por meio de empresas terceirizadas do próprio grupo espanhol, com perda de direitos e redução salarial.

A ação, organizada pela Contraf-CUT, federações e sindicatos, teve como objetivo denunciar as práticas abusivas do Santander e exigir respeito, valorização e dignidade para os trabalhadores que constroem os lucros do banco no Brasil.

“Neste Dia Nacional de Luta em defesa dos trabalhadores e clientes do banco Santander, a Contraf-CUT, junto às federações e sindicatos de todo o país, reafirma o compromisso na defesa do emprego bancário, contra o fechamento de agências e postos de atendimento, contra as práticas antissindicais e pelo respeito à dignidade de cada bancário e bancária no Brasil”, destacou Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander.

Segundo Wanessa, o movimento sindical tem atuado de forma unificada para denunciar a precarização imposta pelo banco e defender condições de trabalho justas. “Hoje unimos nossas vozes em todo o Brasil para afirmar: basta de precarização, Santander! Queremos mais respeito, valorização e dignidade para os empregados que constroem o lucro do banco”, reforçou.

A secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT e funcionária do Santander, Rita Berlofa, também criticou duramente a postura do banco no país. “É inaceitável a forma como o Santander tem conduzido sua gestão no Brasil. Trata-se de uma total falta de respeito ao país e aos brasileiros, quando o banco, em nome de lucros que já são estratosféricos para seus acionistas, burla a lei com contratações fraudulentas e promove demissões de trabalhadores que dependem do emprego para sustentar suas famílias e garantir sua sobrevivência. Como se isso não bastasse, há também um profundo desrespeito aos clientes, que são empurrados para o atendimento automatizado, muitas vezes após o fechamento de suas agências, sendo obrigados a percorrer longas distâncias para conseguir um atendimento presencial. Para nós, trabalhadores, isso é revoltante. Mas não vamos nos calar. A luta continuará!”, afirmou Rita.

Confira a galeria de fotos das mobilizações realizadas em todo o país neste link.

OUTRAS MATÉRIAS
#SANTANDER | 05/11/2025
Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre condições de trabalho e atendimento no Santander no dia 12 de novembro
O movimento sindical também deve denunciar o uso crescente de terceirização e contratação via PJ, prática que fragmenta a categoria e fragiliza direitos trabalhistas.
Santander | 04/11/2025
Santander lucra, fecha agências e terceiriza de forma irregular
Entre 2019 e 2024, o banco fechou mais de 300 agências, sendo mais de 50 no RS
#SANTANDER | 04/11/2025
Bancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander 
Movimento Sindical denuncia práticas abusivas do Banco, fechamento de agências, demissões e contratações fraudulentas.